terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O Iatromecanicismo na "Matheria Medica" de Jacob de Castro Sarmento



Resumo da Comunicação (6. 12. 2013) :


Jacob de Castro Sarmento (1691-1762), filho de cristãos novos, foi baptizado em Bragança, sua cidade natal, Henrique de Castro Sarmento. Primeiro divulgador das ideias de Hermann Boerhaave (1668-1738) em Portugal, veicula através da sua obra Matheria Medica Phisico-Historico-Mechanica (1735) o iatromecaniscismo, uma nova forma de encarar a prática médica segundo os pressupostos mecanicistas, mais propriamente a corrente fibrilista que encontrava nas fibras os corpúsculos mais ínfimos, os elementos basilares de todos os corpos, chave para a compreensão da vida saudável e enferma. 

Precursor no seu tempo, investigador no exacto sentido do termo, filósofo, humanista e médico, Jacob de Castro Sarmento, eleito membro da Royal Society em 1730, foi um dos pensadores portugueses que durante a primeira metade do século XVIII mais impulsionaram a cultura portuguesa. 

Na esteira dos maiores modernos, ergueu-se “sobre ombros de gigantes” antigos como Hipócrates e Galeno cujas teses foram estudadas e, em muitos momentos da sua Matheria Medica, elogiadas e reconhecidas pelo grande valor do seu contributo. Filósofo e médico mecanicista, inicia a sua obra com a clareza e o rigor que a irá caracterizar até à última palavra. Busca conferir às suas palavras a inteligibilidade própria de toda a obra que se rege por leis. Ao começar por apresentar as leis para a inteligibilidade da sua obra, marca, desde o início, um posicionamento e o estabelecimento de um método, estrutura geral de inteligibilidade que implica a ideia de ordem da Natureza. O médico indica o ponto de vista mais adequado para julgar a sua própria obra. A obra é um veículo de circulação de saber, através dela, localiza-se, posiciona-se, apresenta-se como tradutor e divulgador mais do que autor, sempre certo de que a circulação não é apenas um conceito fundamental, mas um fenómeno vital. Em concordância com esta ideia, a obra em análise terá de ser entendida como reacção a outros pensadores, preservando a integridade de um estilo individual, peculiar e acima de tudo, comunicável, por se reger por leis.

Não sendo possível explorar detidamente cada ponto de uma obra tão vasta e rica, iremos debruçar-nos sobre os aspectos mais característicos, pretendendo neste empreendimento explorar os conceitos fundamentais que o norteiam, partindo da base que o suporta, seguindo o próprio método difundido pelo autor. Procuraremos os alicerces que sustentam o corpo, neste caso, o corpo da obra de Castro Sarmento. 


Joana Caldeira Martins
Bolseira do Projecto de Investigação " O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII"

Sem comentários:

Enviar um comentário