sábado, 26 de abril de 2014


Curso sobre História do Pensamento Médico Português 

Coordenação: Adelino Cardoso, Manuel Silvério Marques e Bruno Barreiros

Decorrerá na próxima Sexta-feira, dia 2 de Maio, entre as 10 e as 12.30h, a terceira sessão de um curso consagrado à História da Medicina Portuguesa nos séculos XVII e XVIII. Nesta sessão, Bruno Barreiros e Palmira Fontes da Costa orientarão os trabalhos em torno do tema: Feitiços, Monstros e Prodígios: o Insólito  e o Maravilhoso nos Livros Médicos de Bernardo Pereira (c.1681-1759).
 A iniciativa terá lugar no Edifício I&D, da FCSH (Avenida de Berna, 26, Lisboa).
Realizado no âmbito do projecto “O conceito de natureza na transição do século XVII ao XVIII”, o curso incidirá sobre o pensamento médico, no qual se inclui não apenas a ciência e a arte médicas mas também representações e procedimentos que decorrem da cultura envolvente. Os marcos temporais são a publicação da Polyantheia Medicinal (1697) de J. Curvo Semedo e a redacção da Isagoge de José Pinto de Azeredo. Grosso modo, intentar-se-á evidenciar a especificidade do pensamento médico português, no diálogo com a medicina europeia.
Iniciado no dia 14 de Fevereiro, com uma sessão sobre “A continuidade entre o físico e o psíquico na Polyantheia de Curvo Semedo”, o curso prosseguirá com uma periodicidade aproximadamente mensal, com o calendário seguinte:
 
28 de Março: Algumas Notas sobre a Produção Teórica de Francisco da Fonseca Henriques (1665-1731): os Textos e Contextos (Bruno Barreiros)
2 de Maio: Feitiços, Monstros e Prodígios: O Insólito e o Maravilhoso nos Livros Médicos de Bernardo Pereira (1681-c.1759) (Bruno Barreiros e Palmira Fontes da Costa)
23 de Maio: O fibrilismo de Jacob de Castro Sarmento
4 de Julho: Afectos e Saúde Mental em Filipe Montalto e Ribeiro Sanches (Adelino Cardoso, Ângela Nobre Lacerda e Bruno Barreiros)
19 de Setembro: José Pinto de Azeredo: estado da arte (Manuel Silvério Marques e equipa de investigação sobre a obra de Pinto de Azeredo)
17 de Outubro: José Pinto de Azeredo (Manuel Silvério Marques)
2 de Dezembro: Conceito de Degenerescência

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário