quarta-feira, 24 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJECTO “ARTE MÉDICA E INTELIGIBILIDADE CIENTÍFICA NA ARCHIPATHOLOGIA DE F. MONTALTO

Convidamos todos os interessados para a sessão de apresentação pública do projecto "Arte médica e inteligibilidade científica na Archipathologia de Filipe Montalto", que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e será coordenado por Adelino Cardoso (Centro de História da Cultura/UNL).

A sessão decorrerá no dia 31 do corrente mês de Outubro, pelas 17h na sala 0.06 do Edifício ID, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Av. de Berna, 26, Lisboa.

Resumo:

A Archipthologia de Filipe Montalto é reconhecida como uma obra de referência na história da psiquiatria e das neurociências. No entanto, esta obra monumental, distribuída por 18 tratados num total de 831 páginas, constitui um imenso ponto de interrogação no que respeita à sua originalidade, coerência interna, modo de inteligibilidade, implicações clínicas. Numa obra focada sobre a doença, qual o lugar do indivíduo singular afetado? A abordagem é estritamente médica ou aponta-se para a especificidade do psiquismo? Qual o seu lugar na passagem da medicina dos humores à medicina mecanicista?

De igual modo, o contexto e a atualidade das conceções propostas na Archipathologia carece de uma abordagem sistemática. Por conseguinte, o projeto aqui apresentado visa articular o contributo de diferentes áreas disciplinares – medicina, história, filosofia, sociologia, humanidades – numa visão integradora.

A justificação do projeto é reforçada pela circunstância de 2014 assinalar o IV Centenário de publicação da Archipathologia e bem assim pela inexistência de exemplares desta obra nas bibliotecas públicas portuguesas. O estudo do texto de Montalto, de que é parte intrínseca a sua tradução, será acompanhado de iniciativas de divulgação e sensibilização do público para este tesouro da cultura científica europeia.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário