segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Natureza e Causalidade em Malebranche

Próximo Seminário do Projecto: Natureza e Causalidade em Malebranche
por Adelino Cardoso

Convidamos todos os interessados a assistir e participar na 6ª sessão do Seminário Permanente "O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII", que vai realizar-se no dia 20 do corrente mês de Setembro, pelas 17.30 na sala 1.05 do Edifício ID, 1º piso (Av. de Berna, 26, Lisboa). A sessão estará a cargo de Adelino Cardoso que tratará o tema Natureza e Causalidade em Malebranche.

  Resumo: Nicolas Malebranche (1638-1715) elaborou um sistema filosófico original, que opera a inversão das teses cartesianas fundamentais: evidência do cogito, mathesis universalis, inatismo das ideias. No que respeita à inteligibilidade da natureza, Malebranche releva os conceitos de ordem e regularidade, ao mesmo tempo que inaugura o debate moderno em torno da causalidade. A teoria ocasionalista, de que o sistema malebrancheano fornece o quadro de inteligibilidade, significa que os fenómenos naturais obedecem a relações de concomitância perfeitamente estabelecidas, mas sem que exista verdadeira causalidade. 

Adelino Cardoso, investigador auxiliar do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, traduziu as Meditações Cristãs e Metafísicas de Malebranche, a cujo sistema dedica especial atenção, no confronto com outros sistemas filosóficos do século XVII.

Sem comentários:

Enviar um comentário