segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Fulguração e Metamorfose: Sobre a Criatividade da Natureza em Leibniz" por Paulo de Jesus

Convidamos todos os interessados a participar na próxima sessão do Seminário Permanente "O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII", que terá lugar no dia 24 de Maio, pelas 17h, no Edifício ID  (Av. de Berna, 26), na qual Paulo de Jesus apresentará um trabalho sobre "Fulguração e Metamorfose: Sobre a Criatividade da Natureza em Leibniz".


Resumo
Esta comunicação procederá à análise de duas formas de causalidade pertinentes para uma teoria da natureza, no âmbito da Monadologia leibniziana: uma causalidade intersubstancial, a "fulguração" criadora de mónadas, e uma causalidade intrasubstancial ou imanente, a "metamorfose", que permite o desenvolvimento da completude na sua unidade lógica e dinâmica de ser uno.


Nota Biográfica: 
Paulo Jesus (1974-) é licenciado em Psicologia e doutorado em Filosofia pela EHESS (2006) com uma tese sobre as figuras kantianas da consciência, publicada pela Peter Lang (2008): "Poétique de l'ipse: étude sur le 'je pense' kantien". Foi estudante Erasmus na U. Católica de Lovaina, visiting scholar nas universidades de Nova Iorque e Columbia e estagiário pós-doutorado no CREA (Paris). Atualmente, é investigador no Centro de Filosofia da U. Lisboa, onde dirige o projeto "Poética do eu: Memória, imaginação e narratividade".