[Nota: a primeira sessão do curso, dia 18 de Janeiro, decorrerá na sala de trabalho do Centro de História da Cultura (Edifício ID, Av. de Berna, 26, 2º andar).
Resumo: A natureza (physis) é princípio de ordem, de constituição e de acção, seja à escala cósmica seja à escala do ser individual. No entanto, princípio de acção não implica, forçosamente, eficácia causal. Na transição do século XVII ao XVIII, a causalidade é um ponto fulcral de divergência. O curso “Natureza e Causalidade” visa delinear o quadro geral de inteligibilidade que confere sentido ao debate sobre a noção de natureza e sua eficiência, pondo em confronto diferentes autores, perspectivas e tradições.
O curso constará de 8 sessões:
Uma primeira de explanação dos conceitos de natureza e causalidade e respectiva ligação; sete sessões centradas em autores: Robert Boyle, Ralph Cudworth, John Locke, Isaac Newton, Espinosa, Nicolas Malebranche, Leibniz; Uma sessão de conclusões e apresentação de trabalhos produzidos no âmbito do curso.
Calendário: 18 de Janeiro, 15 de Fevereiro, 15 de Março, 12 de Abril, 17 de Maio, 21 de Junho. As sessões posteriores serão oportunamente marcadas.
O curso inscreve-se no projecto "O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII” e as sessões decorrerão no Edifício I&D da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Av. de Berna, 26.
Para mais informações contactar os endereços cardoso.adelino@gmail.com ou pedrosilva@campus.ul.pt .
A entrada é livre.