domingo, 29 de setembro de 2013

Itinerário de Montalto e contexto da Archipathologia - Mesa redonda

 
Decorreu na passada sexta-feira, 27 de Setembro, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra uma Mesa Redonda intitulada "Itinerário de Montalto e Contexto da Archipathologia". Esta sessão de frutuoso debate teve como anfitriões Ana Leonor Pereira e João Rui Pita, a quem deixamos o nosso agradecimento.
Morgado Pereira, o primeiro orador, começou por frisar a importância da Archipathologia como um dos primeiros tratados neuro-psiquiátricos conhecidos. A sua intervenção foi de importância crucial para o entendimento dos principais termos médicos usados por Montalto e sua evolução ao longo da história. Indicou ainda caminhos de pesquisa aos presentes.
Hervé Baudry apontou o itinerário de Elias Montalto colocando-o geograficamente em perspectiva mostrando graficamente o seu percurso. Descreveu Montalto como uma figura social fortemente empenhada no ambiente político. Para além disso, debruçou-se sobre a historiografia e a forma como a História da História da Medicina tem sido abordada desde o estilo heróico até aos mais recentes estudos, como os de Huisman.
Florbela Veiga Frade, por seu turno, mostrou o homem religioso patente no nome por si adoptado em Archipathologia, embora o homem religioso seja mais visível nos manuscritos que deixou. O tratado sobre o capítulo 53 de Isaías é paradigmático pois insere-se num tipo de literatura polémica e incide sobre o tema messiânico, recorrente ao longo dos séculos.
Sandra Neves Silva mostrou o papel da astrologia no currículo universitário, insidindo o estudo sobre a parte astrológica do prefácio dedicado a Maria de Médicis onde Montalto fez o horóscopo da rainha; verificou também no Consilium, outra parte da Archipathologia, o papel desempenhado pelos astros nas curas apresentadas, descrevendo ainda a Melothesia.
Joana Mestre da Costa deu conta do estado da tradução e contribuiu para o debate com ideias pertinentes.
Adelino Cardoso encerrou o debate aguçando o apetite dos participantes para o entendimento do que é um louco em Rodrigo de Castro que publicou no mesmo ano da Archipathologia o Medicus Politicus (1614).
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mesa Redonda sobre Vida e Obra de F. Montalto




Informamos todos os interessados que decorrerá em finais de Setembro, no âmbito das actividades do projecto “Arte médica e inteligibilidade científica na archipathologia de Filipe Montalto, uma Mesa Redonda subordinada ao tema "Itinerário de Montalto e Contexto da Archipathologia".

 

Aberta a todos os interessados, a sessão terá lugar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra no dia 27 do corrente mês, entre as 10 e as 12.30. Ana Leonor Pereira presidirá à sessão, em que haverá intervenções de Hervé Baudry, José Morgado Pereira, Florbela Frade, Sandra Silva e Adelino Cardoso, coordenador do projecto.

 

A entrada é livre.