sexta-feira, 26 de julho de 2013

Resumo do seminário de Nunzio Allocca


“Nature animale et nature humaine en question à l’Académie Royale des sciences de Paris: anatomie comparée ei causalité psycho-physique chez Claude Perrault”

 

Nunzio Allocca

 

Decorreu, no passado dia 2 de Julho, no edifício ID da FSCH-UNL, mais uma sessão do Seminário Permanente "O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII”, que consistiu numa Conferência pelo Professor Nunzio Allocca, da Universidade La Sapienza (Roma), seguida de debate.

 

            A conferência incidiu sobre a fisiologia de Perrault em diálogo com outros importantes nomes, tais como Descartes, Stenon ou Fontenelle. Apesar de partilhar a visão segundo a qual todo e qualquer processo corpóreo é passível de ser descrito em termos mecanicistas, Perrault afasta-se significativamente da concepção cartesiana de autómato ao afirmar que todo este tipo de mecanismo tem necessariamente de ser presidido por uma alma. Essa alma encontra-se, segundo Perrault, num processo contínuo de acertos tendo em vista os seus objectivos e nem todos os seus processos operam no domínio do consciente. O trabalho desenvolvido por Claude Perrault terá provavelmente influenciado estudos posteriores, nomeadamente de G. W. Leibniz ou Georg Stahl.

 

Pedro Silva

terça-feira, 9 de julho de 2013

Convidamos todos os interessados para a próxima sessão de Seminário
sobre a Archipathologia de Montalto que decorrerá já amanhã, dia 10 de
Julho, pelas 17h, no Edifício ID (Av. de Berna, 26).

O tema desta sessão é o Apêndice sobre um caso de hipocondria. No
início da sessão, faremos um ponto da situação e a colega Sandra Silva
fará uma intervenção subordinada ao tema:“Uma favorável figura e
disposição do Céu”: a Exaltação Astrológica de Maria de Médicis na
«Dedicatória» da Archipathologia (1614) de Felipe Montalto.