quarta-feira, 17 de abril de 2013

Convidam-se todos os interessados para a Conferência "Médecine et sexualité féminine", por Syvie Chaperon, no dia 18 de Abril de 2013, pelas 17h, na sala Multiusos 2, do Edifício ID, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Av. de Berna, 26, 4º Lisboa). Sylvie Chaperon é autora de: Les Années Beauvoir (Fayard, 2000, La Médecine du sexe et les femmes. Anthologie des perversions féminines au XIX siècle (La Musardine, 2008), Les origines de la sexologie (1850-1900)(Payot, 2012).

"O Tratado do homem de Descartes. Alguns problemas de leitura e de tradução" por Hervé Baudry

Convidamos todos os interessados a participarem na próxima sessão do Seminário Permanente do projecto sobre "O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII".

A sessão decorrerá no dia 24 deste mês, pelas 17.30, no Centro de História da Cultura (Edifício ID, Av. de Berna, 26, 2º). Hervé Baudry apresentará um trabalho sobre "O Tratado do homem de Descartes. Alguns problemas de leitura e de tradução".

Hervé Baudry, doutorado em literatura francesa do Renascimento (Paris X Nanterre, 1989 é actualmente Investigador no Centro de História da Cultura da UNL/FCSH. Leccionou de 1982 a 2008 a língua, a cultura e a literatura francesas em vários países  (França, Rússia, Portugal). A sua investigação tem incidido sobre temas de história da medicina e da  cultura em Portugal (recepção do paracelsismo, as obras de Ambroise Paré e François Rabelais), no estudo das relações entre o saber médico e o terramoto de 1755 e, entre outros tópicos, no estudo da vida e obra do escritor Gérald Hervé (1928-1998). Das suas publicações mais recentes destacam-se o livro de Roch Le Baillif, Petit Traité de l'Antiquité et singularités de Bretagne Armorique (1577); e os artigos "Modernité du paracelsisme (1560-1660) et 'antiquité moderne'", Seventeenth-Century  French Studies, nº 29, 2007, pp. 89-100, "Pudeur et thérapeutique aux XVIe et XVIIe siècles: le problème du lavement de soimême" in Esculape t Dionysos. Mélanges Jean Céard, Genève, Droz, 2008, pp.217-230 e "Médecine et médecins: una approche du tremblement de terre de Lisbonne de 1755", Dixhuitième siècle, 41, 2009, pp.201-216. 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Colóquio Internacional O Mundo num Livro, 10 e 11 de Abril, FCG [Entrada Livre]



O Mundo num Livro

Abordagens Interdisciplinares aos 'Colóquios dos simples e drogas da Índia de Garcia de Orta'
Goa, 1563 — Lisboa, 2013
Colóquio Internacional - Resumos das Conferências e CV dos oradores em http://www.gulbenkian.pt/index.php?object=483&article_id=4133langId=1

Quarta, 10 abr 2013 e Quinta, 11 abr 2013 | 09:30 - 18:00 | Entrada livre

Sala 1



Quarta, 10 de abril

9:30
Abertura
Diogo Lucena, Fundação Calouste Gulbenkian
Fernando Santana, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL
João Luís Lisboa, Centro de História da Cultura, UNL
Palmira Fontes da Costa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL

Leitura dramatizada dos poemas “Aquele único exemplo” de Luís de Camões e “Do autor falando com o seu livro”.
Garcia de Orta, Colóquios, 1563.
Christopher Auretta e Palmira Fontes da Costa

10:15
Locating Garcia de Orta in the Port City of Goa and the Indian Ocean World
Michael N. Pearson, University of New South Wales, Australia (PDF Resumo e CV - 111 Kb)
Moderação: Ângela Barreto Xavier, Instituto de Ciências Sociais, UL


11:30
Garcia de Orta in the Context of the Sephardic Diaspora
Jon Arrizabalaga, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha (PDF Resumo e CV - 110 Kb)

12:15
Identity and the Construction of Memory in the Representation of Garcia de Orta
Palmira Fontes da Costa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL, Portugal
Moderação: Andrew Cunningham, University of Cambridge

14: 30
História Editorial dos Colóquios de Garcia de Orta
Artur Anselmo, Academia das Ciências de Lisboa, UNL, Portugal (PDF Resumo e CV - 118 Kb)

15: 15
Os Colóquios em diálogo com o mundo: As diferentes edições da obra na Europa do século XVI João Alves Dias, Centro de Estudos Históricos, UNL, Portugal (PDF Resumo e CV - 121 Kb)
Moderação: João Luís Lisboa, Centro História da Cultura, UNL

16: 15
Entre ciência e filologia: taxonomia dos erros nos Colóquios ortianos
Juan Pimentel, Center for Human and Social Sciences, CSIC, Espanha
Isabel Soler, Universitat de Barcelona, Espanha
(PDF Resumo e CV - 119 Kb)

Garcia de Orta e a Farmacopeia do Diálogo Civilizacional Luis Filipe Barreto, Universidade de Lisboa. Centro Científico e Cultural de Macau, Portugal (PDF Resumo e CV - 120 Kb)
Moderação: Adelino Cardoso, Centro de História da Cultura, UNL

17:45
Garcia de Orta’s Colóquios. Context and Afterlife of a DialogueInes G. Zupanov, Centre National de la Recherche Scientifique, França
Moderação: Inês Cordeiro, Biblioteca Nacional de Portugal

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quinta, 11 de abril


10:00
Trading in Medical Simples and Developing the New Science: Garcia de Orta and his Contemporaries Harold J. Cook, Brown University, EUA (PDF Resumo e CV - 109 Kb)
Moderação: Palmira Fontes da Costa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL

11:15
As cores retóricas e a pintura da verdade em Garcia de OrtaJoão Carlos Firmino Andrade de Carvalho, Universidade do Algarve, Portugal (PDF Resumo e CV - 119 Kb)

11:55
Cultures of Inquiry, Myths of Empire: Natural History in Colonial GoaHugh Cagle, University of Utah, EUA (PDF Resumo e CV - 120 Kb)
Moderação: Manuel Valente Alves, Museu de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa

14:15
Garcia de Orta and the Medicinal Gardens of the Royal Hospital in Goa: Implications of Evolving Hybridization in Indo-Portuguese Colonial Medical Culture Timothy D. Walker, University of Massachusetts Dartmouth, EUA (PDF Resumo e CV - 114 Kb)

Propriedades terapêuticas e consumo alimentar nos Colóquios de Garcia de Orta
Inês de Ornellas e Castro, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, UNL, Portugal (PDF Resumo e CV - 119 Kb)

Figuring Out Exotic Nature in Sixteenth-Century Europe: Garcia de Orta and Clusius
Florike Egmond, University of Leiden, Holanda (PDF Resumo e CV - 118 Kb)

East Indies, West Indies: Garcia de Orta and the Spanish Treatises on Exotic Materia Medica Jose Pardo-Tomás, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha (PDF Resumo e CV - 117 Kb)
Moderação: Laurinda Abreu, Universidade de Évora

17:00
Encerramento

Garcia de Orta, O Sábio Prático
Estreia da peça de teatro - Grupo A Barraca.
Conceção e Encenação de Hélder Costa

Conferência Internacional sobre os Colóquios de Garcia de Orta

Em 2013 celebram-se os 450 anos da publicação de uma das mais importantes obras da história da medicina em Portugal, os Colóquios dos simples e das drogas da Índia de Garcia de Orta (Goa, 1563).

Para celebrar este evento, realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo mês de abril, a conferência internacional O Mundo num Livro - Abordagens Interdisciplinares aos Colóquios dos simples e drogas da Índia de Garcia de Orta Goa, 1563 — Lisboa, 2013, organizada numa colaboração com Universidade Nova de Lisboa (Unidade de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Centro de História da Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).

Com o duplo propósito de aprofundar os estudos sobre Garcia de Orta e a sua contextualização e promover o debate sobre a história da medicina em Portugal, o encontro internacional reúne alguns dos principais estudiosos, portugueses e estrangeiros, da obra de Garcia de Orta.